O dia está bom pra visitar o Rijksmuseum, em Amsterdam


Rijksmuseum_IAmsterdam_instant

Eu já tinha ido outras vezes a Amsterdam mas foi só em abril do ano passado que consegui conhecer o Rijsksmuseum na sua plenitude.

É que o espetacular museu passou por uma reforma que durou 10 anos. Custou baratinho: 375 milhões de euros! Dá o play no vídeo aqui embaixo pra você ver como foi.

Se nas outras vezes eu visitei o Rijks em meio a tapumes e áreas fechadas, sempre com aquele gostinho de quero mais, dessa vez eu dei a maior sorte. Cheguei a Amsterdam no dia 15/04, apenas dois dias depois da reabertura do museu que mereceu esse show aqui.

Foto: G1.com

Foto: G1.com

O evento foi tão importante que marcou a última aparição oficial da Rainha Beatriz, que no final daquele mês abdicou do trono a favor do filho, o príncipe Willem-Alexander.

Então, de quebra, ainda vivenciei todo esse clima de preparativos para a cerimônia de transferência de trono nos dias que estive na Holanda. Talvez por ser algo tão distante da nossa realidade, tudo o que diz respeito a famílias reais me provoca enorme curiosidade. Por isso adorei estar por lá nesta época de ruas enfeitadas e um frenesi coletivo.

IMG_4248

A festa de coroação de Willem Alexander eu perdi. Mas o Rijksmuseum novinho em folha eu curti a full.

Com tanto tempo e grana investidos na reforma, o museu está L-I-N-D-O!

Olha só que arraso a entrada.

IMG_0004

Mas não é só isso, além das obras espetaculares, cada detalhe da decoração do museu é de tirar o fôlego.

IMG_0057

Eu fiquei encantada com todos os vitrais e mosaicos. Do chão ao teto, as fotos nem de longe traduzem a lindeza desse museu.

IMG_4535

Na Galeria de Honra moram as principais obras dos pintores holandeses.

IMG_0045

O meu preferido é o Vermeer. Aprendi com o meu querido Pai a admirar este grande mestre holandês. Vermeer só produziu 35 quadros e como uma de suas principais características é o uso da luz, a experiência de ver suas obras ao vivo é totalmente diferente de vê-las em livros ou no computador.

No Rijksmuseum você pode ver 4 de seus quadros. Entre eles, “A Leiteira”. Ou seja, em uma visita você mata 1/9 de sua produção. Não vai perder essa chance, né?

IMG_4043

Outro pintor holandês que me me encantou foi o Willem van de Velde. Achei incrível ver seus quadros gigantes nos quais ele retratava à caneta as batalhas navais.

IMG_4056

E o detalhe:

IMG_4055

 

Mas o campeão dos campeões é mesmo Rembrandt e sua “Ronda Noturna”.

A principal atração do Rijksmuseum tem a sua própria sala desde 1885 e foi a única obra que não mudou de lugar na reforma. Na época da inauguração, Wim Pijbes, diretor do museu, declarou que “a ambição é que toda criança holandesa veja ‘A Ronda Noturna’ antes de completar 12 anos”.

As crianças holandesas eu não sei, mas pode colocar vários idosos japoneses nessa conta!

IMG_0021

Tenha paciência e dedique um tempinho a apreciar a obra que vale a pena.

E que tal viver a ‘Ronda Noturna’ assim, como quem não quer nada, em um passeio no shopping? Meu lado publicitária fala alto e eu tenho que compartilhar com vocês essa ação que a ING, uma das patrocinadoras da reforma, fez para a reinauguração do Museu.

ronda1

ronda

 

Por fim, um detalhezinho de bastidores…

Tudo muito bem, tudo muito bom, fogos, evento de inauguração com família real e tal. Mas dois dias depois da reabertura oficial do Rijks, tratores ainda estavam a toda por lá.

Captura de Tela 2014-03-23 às 22.28.40

Ou seja, a regra é clara: obra é obra e sempre atrasa. Seja a dos aeroportos para a Copa, a do banheiro da sua casa, ou a de um museu em Amsterdam que demorou 10 anos e custou 375 milhões de Euros. Mas respira fundo que no fim sempre vale a pena!

 

Rijksmuseum

Museumstraat 1, 1071

http://www.rijksmuseum.nl

 

 

Categories: Amsterdam, Europa, HolandaTags: , , , , , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: