O dia está bom pra passear nos glaciares da Patagônia


Patagonia 3 118_instant

Fala a verdade. Só de olhar pra essa foto já dá uma refrescada, não?

Se você tem vontade de conhecer a Patagônia essa é a melhor época. Aliás, eu diria que não tem motivo para você programar uma viagem para lá em algum mês que não seja entre dezembro e fevereiro. Mas não se iluda achando que a temperatura estará amena porque é verão. Embora a média de janeiro seja 20 graus, contra uma média anual de 7 graus, ao longo do dia você vai sentir frio porque a temperatura varia bastante.

O clima é meio doido mesmo e os guias locais te aconselham a se vestir “como una cebolla”, ou seja, com várias camadas de roupa para ir tirando e colocando de acordo com a temperatura. Pra ter uma idéia, eu fui pra lá em janeiro e em um mesmo dia a temperatura variou entre 1 e 17 graus.

Dois itens indispensáveis: um casaco impermeável para proteger do vento e um bom filtro solar.

Para conhecer a Patagônia Argentina a dica é ficar hospedado em El Calafate, que é o ponto de partida para o Parque Nacional “Los Glaciares”, e fazer as reservas dos passeios com antecedência. Se você se animar e a viagem não for tão curta dá até para dar uma esticada pra conhecer o lado chileno da Patagônia.

Eu fiquei no hotel La Cantera e gostei muito.

AAA020

Os dois glaciares imperdíveis são o Perito Moreno e o Upsala.

O Upsala foi o primeiro que eu visitei e realmente é lindo demais. Estava embasbacada com o tamanho do Upsala mas fiquei mais surpresa ainda quando o guia me mostrou uma foto de como o glaciar era em 1928. Muito triste e impressionante esta prova tão concreta do aquecimento global.

Assim era o Upsala em 1928.

UpsalaArgentina1928E visto do mesmo ponto, em 2005.

pan upsala

Como lá se vão 9 anos desde que eu estive lá com certeza o glaciar está ainda menor. Infelizmente.

Depois de visitar o Upsala, almoçamos maravilhosamente bem na Estancia Cristina. Tem tempo que eu fui pra lá, mas na época me impressionou como estavam bem organizados os passeios. Essas esticadas nas Estancias são imperdíveis.

O Perito Moreno tem um mirante. Depois dos primeiros momentos de êxtase nos quais naturalmente você vai se acotovelar com os turistas pra tirar milhares de fotos, não deixe de reservar um tempinho pra ficar em silêncio admirando o glaciar. Aqui, o que foi impressionante pra mim foi que, pelo fato de estarmos muito próximos, é possível escutar o som dos blocos de gelo derretendo e despencando da geleira.

Dali existem as opções de fazer o passeio de barco para chegar bem pertinho da geleira ou ainda fazer a caminhada no glaciar.

Untitled

Os passeios são longos por isso não esqueça de levar um lanchinho. No meu hotel eles preparavam pra gente. E depois de passar o dia todo fora – você sai de manhã quando o dia ainda está escuro – e só volta no final da tarde, com certeza vai bater uma fome. O restaurante que a gente gostava de comer era o Casimiro e pelo que andei pesquisando continua um sucesso.

Pra terminar, duas perguntas clássicas:

“Planejando uma viagem pra Patagônia eu começo por El Calafate ou Ushuaia?” Eu comecei por Ushuaia e aconselharia você a fazer o mesmo. Pela simples razão que sempre prefiro deixar o melhor da viagem pro final. Embora Ushuaia também seja lindo e imperdível, achei a visita aos glaciares ainda mais legal.

“O que é mais bonito: a Patagônia Argentina ou Chilena?” Eu prefiro a Argentina mas, ok, confesso que eu sou suspeita. Bem, pela escolha do que eu resolvi postar já dava pra saber qual ia ser a minha resposta a essa pergunta, né?

La Cantera

http://www.hotellacantera.com

Restaurante Casimiro

http://www.casimirobigua.com

Av del Libertador 963

Estancia Cristina

http://www.estanciacristina.com

Categories: América do Sul, Argentina, El Calafate, PatagôniaTags: , , , , , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: